RECIFE - A limpeza nas cidades pernambucanas devastadas pelas enchentes é um trabalho que parece não ter fim. O desafio é tirar toneladas de lama e lixo que invadiram as ruas de Palmares. Quanto mais se tira o que ficou na rua depois da enxurrada, mais aparece sujeira. É o que os comerciantes escoam das lojas.
Caminhões, tratores e outras máquinas emprestadas por empresas de toda parte recolhem o entulho. Uma grande quantidade é despejada numa pista da BR-101, que está em obra de duplicação. Enquanto uma multidão se une para limpar as ruas, parte dos desabrigados se acumula na estrada perto da entrada de Palmares para procurar algo que sirva para a sobrevivência em meio ao lixo.
Na beira da estrada, vai ficando parte da vida dos moradores de Palmares. Mobília, eletrodomésticos, restos de casas, documentos. Tudo transformado numa montanha de lixo e é lá que os catadores vasculham em busca de algo que possa ser útil.
O prefeito de Palmares, José Bartolomeu de Almeida Neto, informou também que o lixo está sendo depositado, temporariamente, na estrada porque fica mais próximo da área onde está sendo feita a limpeza das ruas, mas que será providenciada a remoção dele para outro lugar. Por enquanto, afirma, a prioridade, é limpar a cidade.
Alheia a tudo isso, a dona de casa Josefa Oliveira se preocupa apenas em procurar o que não serve mais para o dono é útil para ela.
- Perfeita. Depois de lavada dá até para usar. Pensa que é nova - diz após encontrar uma saia.
E ela se sentiu ainda mais premiada quando caiu dinheiro do bolso de uma camisa enlameada: uma moeda de R$ 0,50.
- Agora não estou mais lisa.
Uma equipe de voluntários está sendo treinada para trabalhar junto às vítimas nas cidades mais castigadas pelas cheias. Eles vão passar 30 dias nos municípios mais afetados pelas enchentes para fazer um levantamento da situação e organizar a distribuição dos donativos.
Ao todos, 300 pessoas vão fazer esse trabalho. As primeiras equipes foram enviadas ainda neste sábado para Barreiros, Cortês, Vitória de Santo Antão, Ribeirão, Jaqueira, Correntes, Água Preta e Palmares.
Porém o perigo ainda ronda a cidade, essa semana se iniciou com chuvas continuas, os moradores e autoridades estão em alerta com o perigo de novos alagamentos em Palmares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário