sexta-feira, 7 de maio de 2010

JARBAS ESTÁ DE VOLTA(SEGURE O PINCEL)

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) confirmou, nesta quinta-feira (06), que vai disputar o Governo de Pernambuco nas eleições deste ano. O anúncio foi feito em entrevista coletiva no escritório do parlamentar, na Ilha do Leite, no Recife. 

Jarbas admitiu que não queria ser candidato, mas vai disputar o Governo "porque os pernambucanos pediram". Além dessa razão, ele também afirmou acreditar que José Serra (PSDB) vai ser o próximo presidente e precisará de apoio no Estado.

Desde o ano passado que os aliados do senador cobravam dele uma definição sobre a candidatura ao Governo do Estado. Depois do Carnaval deste ano Jarbas anunciou que no dia 30 de abril iria se pronunciar sobre o assunto. Depois, adiou para o dia 7 de maio e antecipou para esta quinta-feira. O senador disse que demorou a tomar a decisão porque não queria participar, mas foi convocado para esta eleição.

O senador revelou também que fará uma reunião em Pernambuco com José Serra, ainda este mês, para que eles possam firmar os compromissos de campanha que dizem respeito ao Estado. 

Ele comentou ainda que a rivalidade com Eduardo Campos não foi relevante para a se lançar na disputa. Jarbas justificou a demora para anunciar a candidatura dizendo que esperava ter certeza de que teria chances em ganhar a eleição.

“O processo não era fácil. Era um processo complicado. Não escondi de ninguém que almejava disputar novamente o Governo. A gente, a oposição, está em uma adversidade. Estamos fora da esfera de poder, quer nacional, quer estadual e nos municípios importantes. Era uma coisa que demandava de conversa, tempo e motivação. Criei essa motivação e me engajei no projeto nacional de José Serra e aceitei a convocação”, declarou Jarbas.

Jarbas foi deputado estadual, deputado federal e, por duas vezes, prefeito do Recife. Em 1998 foi eleito governador com uma diferença de um milhão de votos contra Miguel Arraes, que era candidato à reeleição. Quatro anos depois, Jarbas Vasconcelos foi reeleito para o cargo. Desde 2007 ocupa uma cadeira no senado, pelo PMDB.

Diversos aliados marcam presença na coletiva: o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, Roberto Freire, presidente nacional do PPS, além do senador Marco Maciel (DEM), do ex-governador Mendonça Filho (DEM), do presidente regional do PMDB, Dorany Sampaio, e do deputado federal Raul Jungmann (PPS). 

Os outros candidatos ao Governo de Pernambuco, até agora, são Eduardo Campos, que vai disputar a reeleição pelo PSB  e o jornalista Sérgio Xavier, que vai concorrer pelo PV. As convenções partidárias que vão confirmar as candidaturas estão previstas para o mês de junho.

Será que a Policia vai aguentar, depois de um tombo com a política salarial de Eduardo, mais quatro anos sem aumento com Jarbas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário