sábado, 12 de dezembro de 2009

ASPIRANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO SÃO DECLARADOS OFICIAIS DA PM

Entoando o hino da Polícia Militar de Pernambuco e prometendo bravura e lealdade varonil, 51 aspirantes da turma Miguel Arraes de Alencar do Curso de Formação de Oficiais 2009 (CFO/PMPE) participaram na noite desta quinta-feira (10), da cerimônia de formatura no campo do Derby. Hoje à noite (sexta-feira), os mais novos oficiais participam do Baile das Espadas na casa de recepções Blue Angel, no bairro da Madalena, onde se congraçarão com instrutores e familiares.
Marcou presença na solenidade formatura, o secretário executivo de Defesa Social, Cláudio Coelho Lima; representando o comandante geral da PMPE, o chefe do Estado Maior Geral, coronel Tavares Lira; o comandante do CEMATA, coronel José Carlos; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel CBM Marcos Antônio. E, representando o comandante da 7ª Região Militar do Exército Brasileiro, major Nilber Gonçalves de Souza; o patrono e o paraninfo da turma, coronel PM Luiz Aureliano e o major PM Ney Rodrigo Lima, respectivamente, além de demais autoridades civis, militares, familiares e amigos dos novos oficiais.
Após o cumprimento das normas específicas da solenidade, como Guarda da Bandeira, desfile do grupamento com entrega do Espadim Tiradentes, leituras de Portarias e entoação dos hinos de Pernambuco e do CFO, como tradição, o aspirante Érico Leonardo Araújo Ferraz Santos, foi promovido 2º tenente por ter obtido o primeiro lugar da turma com nota 9,19. Em seguida, na segunda colocação com nota 8,89 ficou o aluno Marx Devid Pessoa de Lima; e em terceiro, Gabriela Almeida Frazão Maciel com nota 8,88.
Vale destacar que o Curso teve duração de três anos, com disciplinas específicas em formação ética e militar, composto por alunos especificamente do estado de Pernambuco, entre eles nove mulheres. Nas palavras do coronel Tavares Lira, o orador convocou a serem líderes através de palavras de otimismo e esperança aos concluintes. “Percebemos que somos a peça matriz imprescindível para que seja concluído o quadro a ser montado, nos dando a plena consciência da importância de sermos o exemplo a ser seguido, copiado e respeitado, na certeza da profundidade de ser um líder”, definiu dizendo que o policial é um eterno soldado no sentido “lato sensu”, isto é, o de servir.
Já o secretário executivo, Cláudio Coelho Lima, enfatizou o exemplo de vida e os resultados positivos do programa Pacto pela Vida. “As estradas longas devem ser ultrapassadas, pacientemente, pois servem de lição de vida para promover a paz social tão propagada. Uma pesquisa divulgada agora pouco revelou que a sociedade acredita na Polícia, igualando essa credibilidade ao segmento da igreja e da família. Isso é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo com o Pacto pela Vida, capacitando e monitorando para esse reconhecimento”, finalizou parabenizando os novos policiais e invocando a luz divina para a propagação da paz cristã e saudável.      
COLAÇÃO – Pela manhã, os 51 novos aspirantes da Corporação participaram da solenidade de colação de grau do curso, esta realizada no auditório da Justiça Federal no bairro de Jardim São Paulo, onde receberam seus certificados de conclusão. Na ocasião, eles homenagearam como paraninfos da turma o coronel Luiz Aureliano, diretor de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMPE, e Rosângela Ferraz.
Em seguida, o orador da turma ressaltou em seu discurso as dificuldades enfrentadas durante os quase três anos de formação, citando principalmente a distância dos familiares e amigos, assim como, enfatizou a concretização de um sonho ao conseguirem colar grau além de ratificar o compromisso firmado pelos oficiais em prover a segurança pública a todos os pernambucanos. Ele fez o encerramento bradando o tema da turma 'Aspirantes 2009 com sangue, com vida!”, sendo em seguida aplaudido por todos os presentes.
O ápice da cerimônia foi a homenagem prestada à viúva do ex-governador Miguel Arraes, Madalena Arraes, que estava presente e recebeu das mãos de dois aspirantes um buquê de flores e uma réplica da placa da turma Aspirantes 2009 Turma Miguel Arraes de Alencar. Em seguida, ela descerrou a placa, encerrando a cerimônia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário